quinta-feira, 2 de julho de 2009

A História da TV

A Tv surgiu em 1927 e foi se revolucionando com o passar do tempo. Na Guerra do Golfo, por exemplo, a TV passou toda a informação em tempo real, o que se repetiu no ataque ao World Trade Center. Surge um estilo de jornalismo 24h, como na CNN, e este modelo vai se espalhando. A pré-estreia no Brasil aconteceu em 3 de abril de 1950. Foi uma apresentação do Frei Jose Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados. Em 1969, no Brasil, é inaugurada a Estação Terrena de Tanguá e a Rastreadora de Itaboraí, no Rio de Janeiro, para transmissões internacionais via satélite. O que tornou possível, por exemplo, a transmissão da chegada do homem à Lua, pela Globo. No dia primeiro de setembro do mesmo ano, estreia o Jornal Nacional e também as transmissões em rede nacional. Os primeiros apresentadores do JN foram Heron Domingues e Léo Batista. No dia 31 de março de 1972, aconteceu a primeira transmissão em cores, foi da Festa da Uva de Caxias do Sul.
Assistimos um vídeo sobre a rotina do JN, a velocidade diária e as mudanças que ocorreram através dos tempos.
Em 1970 surge a TV a cabo nos EUA e na Argentina, o que ocasiona uma segmentação da audiência. No Brasil, ela chegou apenas nos anos 90 e a TV convencional aqui se fortaleceu muito. O último capítulo de Roque Santeiro, por exemplo, atingiu 98 por cento da audiência, façanha que nunca mais se repetirá.
A tendência é que a TV aberta fique cada vez mais popular e os mais intelectualizados busquem a TV a cabo. É uma escolha, já que não se pode agradar a todos. Muita coisa ainda mudará também na disputa de audiência.
Depois de muitas mudanças e avanços, chegamos aos dias de hoje, onde alguns países já estão implantando o sistema de TV digital. O Brasil escolheu o modelo japonês, apesar de um modelo brasileiro ter sido criado. Do modelo brasileiro aproveitou-se a interatividade e o sistema de transmissão ficou o japonês. Mas a interatividade virá mais tarde, por enquanto só temos sinal de áudio e vídeo em alta definição.
A TV Digital mudará muita coisa, não só na transmissão, mas na forma de fazer TV e de fazer Jornalismo. Mas acreditamos que a "revolução digital" só tem a contribuir para uma melhora, principalmente na qualidade da programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário