
Sátira de jornal em formato Standard
O jornalismo impresso, apesar de ter sido inventado há muito tempo, vêm sofrendo com o passar dos anos diversas mudanças. Os jornais contam com diversos formatos, tamanhos, cores, etc. Estas características são desenvolvidas de acordo com o público que deseja atingir, com a história do jornal e com as características culturais da localidade em que é veiculado. Por exemplo, o tamanho tablóide que apesar de ser apenas um formato de jornal é tido por muitos como símbolo de uma imprensa sensacionalista ou o standard que em muitos países é símbolo de status, aqueles que o lêem tem o hábito de fazê-lo em sua casa, no café-da-manhã o que denota um estilo de vida “classe A”. Há diversos títulos que são distribuídos gratuitamente em metrôs, bares, colégios e outros lugares públicos, com edições diárias, semanais, mensais ou até mesmo semestrais, mas que servem para imbuir na comunidade maior hábito de leitura e proporcionar à setores carentes o acesso à informação.
Com o surgimento de novas mídias há uma grande preocupação quanto à sua morte, porém muito dificilmente isso acontecerá. A essência do jornal que é a escrita e a fotografia continuará existindo mesmo que através da internet ou do papel digital.
O papel digital é uma tecnologia recente, apresentada durante a aula de laboratório de jornalismo, que funciona como uma página de papel na qual pode-se comprar livros e armazená-los ou assinar jornais para receber as notícias. É um instrumento que não cansa tanto as vistas por não ter uma luz de fundo como a do computador, é leve, por isso fácil de transportar, e sua tecnologia, se comparada com os gastos com papel e maquinário de uma série de impressões, não é tão cara e poderia ser distribuída para assinantes e jornais opor um baixo custo ou de graça, já que aos poucos esta se pagaria. Cada vez mais as propagandas buscam atingir um grupo selecionado, não faz sentido veicular uma publicidade sem gerar clientes em potencial, o papel eletrônico pode auxiliar enviando um anúncio, peça publicitária, mensagem promocional direcionada para aquele cliente, desta maneira cria-se uma ligação mais estreita entre o consumidor e o “vendedor”. Em um mundo tão globalizado, em que as pessoas buscam praticidade, informação e rapidez o papel eletrônico é uma solução que abrange todos os interesses do leitor, da publicidade, que mal ou bem sustenta o jornal, e do meio de comunicação, jornal, já que é uma forma ecológica, barata e não imita a internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário